Chocolate: Confira cinco verdades cientificamente comprovadas sobre esse doce
O chocolate é um doce controverso para muitos: seu sabor, textura e formatos podem ser uma tentação que os indivíduos procuram evitar. Entretanto, o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez esclarece que existem benefícios que podem ser extraídos do chocolate se você ingerí-lo todos os dias em quantidades corretas, ou seja, não há necessidade de devorar uma caixa inteira de bombons sozinho.
De acordo com Sergio Wilfrido Vasques Benitez, 30g da versão composta por, pelo menos, 70% de cacau são mais do que suficientes para consumir flavonoides, antioxidantes e polifenóis – propriedades benéficas à saúde – e, ao mesmo tempo, degustar de algo muito saboroso. Assim, o empresário reuniu cinco verdades comprovadas cientificamente sobre os chocolates e seu consumo diário.
- Chocolate faz bem à saúde
Uma verdade que poucos sabem é que o chocolate faz bem à saúde. Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que os flavonoides presentes nele auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares, pois melhora o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial, além de melhorar os níveis de colesterol. Além do mais, o cacau possui antioxidantes que previnem o envelhecimento da pele.
- Mulheres sentem mais vontade de comer chocolate no período pré-menstrual
Instintivamente, os benefícios ocasionados pelo chocolate, já conhecidos pelo organismo, fazem com que as mulheres – nesse período – queiram consumi-lo mais. Sergio Wilfrido Vasques Benitez informa que isso ocorre, porque o chocolate estimula a liberação de serotonina e dopamina, que costumam sofrer alterações durante o período pré-menstrual, o que ocasiona tristeza, ansiedade e cansaço.
- Chocolate ajuda na perda de peso
Estudos têm comprovado que os ácidos fenólicos presentes no cacau auxiliam no processo de emagrecimento, pois interferem na produção de leptina – hormônio da saciedade – além de auxiliarem na queima de calorias. Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta também que a fruta tem ainda a propriedade de inibir o organismo de estocar gordura.
- Diminui o estresse
De acordo com Sergio Wilfrido Vasques Benitez, o chocolate auxilia na redução dos níveis de cortisol, após duas semanas de consumo diário. Esse hormônio, responsável pela sensação de estresse, altera a produção hormonal e expande processos inflamatórios e a pressão sanguínea.
- Chocolate branco não possui benefícios para a saúde
Por fim, Sergio Wilfrido Vasques Benitez esclarece que o chocolate branco não possui massa de cacau, pois é produzido somente com sua manteiga misturada a demais ingredientes, como leite e açúcar. Portanto, além de não possuir as propriedades benéficas do chocolate, ele ainda é mais calórico e rico em gordura saturada.