Finanças para o casal: como ganhar mais dinheiro para crescer juntos?
Um casal que trabalha junto, cresce junto. Dessa maneira, se você está em um relacionamento e deseja alcançar objetivos em comum, a melhor dica de Márcio Alaor de Araújo é alinhar metas e objetivos com muita confiança e, sobretudo, parceria. Além de possuir um casamento de décadas e saudável, Marcio Alaor de Araújo também possui uma carreira de sucesso no mundo profissional. Desse modo, entendendo a importância e a confluência desses dois mundos, aceitou o convite de nossa redação para dar dicas de crescimento financeiro para casais. Portanto, confira o artigo e compartilhe com seu parceiro(a).
Fundamentos básicos da educação financeira, metas e objetivos de vida
O empresário Márcio Alaor de Araújo começou pelos conceitos básicos, como economizar, gastar menos do que ganha, procurar ganhar mais, dentre outros fundamentos de uma educação financeira básica. Entretanto, esse passo é importante para alinhar os modos de pensar e objetivos de vida, pois se você pensa em construir algo e seu parceiro não, problemas e conflitos, possivelmente, surgirão pela frente.
Dinheiro do casal? Individualidade e mais:
Para resolver tais conflitos, o melhor é o diálogo, sem sombra de dúvidas, mas as contas são compartilhadas? Os salários dos dois tornam-se uma só coisa? A dica de Márcio Alaor de Araújo para esse impasse é ter 3 reservas de dinheiro, isto é, as duas separadamente e uma do casal, uma vez que a parceria existe, contudo, é preciso lembrar que há a individualidade de cada um e no meio do caminho desejos de compra, viagens etc podem surgir. Portanto, o conceito de individualidade dentro de um relacionamento na questão financeira precisa ser analisado com cuidado.
Metas financeiras
A partir deste ponto, em que as finanças e os objetivos estão definidos, é hora de pensar em estratégias que visam diminuir o tempo de contemplação desse sonho. Dessa maneira, utilizando o melhor e o conhecimento de cada um, pensem juntos: qual o melhor investimento? Quais ações? Qual custo de vida temos de ter até chegar em um patamar x? E muito mais!
Tomem decisões juntos
Por fim, Márcio Alaor de Araújo volta a ressaltar a importância do diálogo e, diante de uma decisão importante, como comprar um apartamento ou um carro, investir uma grande quantidade de ações e até comprar uma joia (de valor substancial, é claro), é interessante discutir entre o casal para que crie uma sinergia e os objetivos se alinhem mais e mais.