Diário Metaverso NotíciasDiário Metaverso Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Metaverso pode ajudar na reabilitação de pessoas com deficiência, mostra estudo
Share
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Diário Metaverso NotíciasDiário Metaverso Notícias
  • Home
  • Notícias
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Diário Metaverso Notícias > Blog > Brasil > Metaverso pode ajudar na reabilitação de pessoas com deficiência, mostra estudo
Brasil

Metaverso pode ajudar na reabilitação de pessoas com deficiência, mostra estudo

Turgueniev Rurik
Last updated: 27 de maio de 2024 10:56
By Turgueniev Rurik Published 27 de maio de 2024 5 Min Read
Share
SHARE

Em pessoas com paralisia cerebral, a aplicação de tarefas em realidade virtual por meio da telereabilitação auxiliou no engajamento e na melhora de desempenho

O metaverso é um mundo virtual que permite a interação entre pessoas a partir de avatares personalizados, além da circulação por espaços construídos que simulam a realidade como conhecemos.

O metaverso é um mundo virtual que permite a interação entre pessoas a partir de avatares personalizados, além da circulação por espaços construídos que simulam a realidade como conhecemos.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que o metaverso pode ter uma outra função além do entretenimento: ajudar na reabilitação de pessoas com deficiência.

Um estudo publicado pelo grupo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades mostrou que em pessoas com paralisia cerebral, a aplicação de tarefas em realidade virtual por meio da telereabilitação auxiliou no engajamento, na melhora de desempenho e foi uma opção de incentivo à prática de atividade física, inclusive durante a pandemia.

Realidade virtual e paralisia cerebral
O estudo sobre a telereabilitação de pessoas com paralisia cerebral foi realizado entre março e junho de 2020 e contou com a participação de 44 pessoas. O trabalho foi realizado durante o período de isolamento social da pandemia de Covid-19, que impedia a realização da terapia tradicional.

Pessoas com paralisia cerebral apresentam distúrbios motores associados a aspectos como mudanças de sensação, aprendizado e comunicação. Com o objetivo de melhorar a performance motora, os participantes realizavam práticas propostas com o apoio remoto de um pesquisador e auxílio de um responsável.

Uma das atividades consistia na coleta de bolinhas coloridas que caíam no visor do computador. Os movimentos dos participantes eram detectados pela câmera da máquina. Durante o jogo, a percepção de esforço e cansaço dos participantes, foi avaliada.

A escala é baseada nas sensações sentidas durante o exercício, como fadiga muscular e aumento da frequência cardíaca e respiratória. Também foram analisadas a performance motora, medida pela precisão dos movimentos e o número de acertos e erros, e a motivação e satisfação dos participantes.

De acordo com o estudo, a melhora na performance no jogo não foi constante. No entanto, a recepção dos jogos pelos pacientes foi positiva, tendo sido considerado divertido pelos participantes, que se mostraram interessados em continuar a usá-lo nas suas terapias.

“As pessoas gostam mais, elas têm mais motivação para fazer uma reabilitação em ambiente virtual”, afirma o professor do curso de Educação Física e Saúde Carlos Monteiro, coordenador da iniciativa.

Estratégia complementar
A pesquisa desenvolvida pelo grupo da USP não utiliza o metaverso imersivo, aquele que conta com óculos de realidade virtual. De maneira mais simples, é possível realizar as tarefas apenas com um computador ou celular e uma boa conexão com a internet.

Segundo os especialistas, isso facilita o acesso das pessoas a essa forma de reabilitação e evita que elas precisem gastar com óculos virtuais caros ou se deslocar para laboratórios onde existem equipamentos avançados. Com o uso do metaverso não imersivo, o terapeuta também pode atender mais de um paciente por vez e pessoas de diferentes estados passam a ter acesso a esse tratamento.

Apesar dessas vantagens, Monteiro lembra que o metaverso é um complemento dos métodos de recuperação tradicional, não uma substituição. “Percebemos que, quando tarefas no ambiente virtual são mais difíceis que no real, isso facilita na hora de realizar as atividades na vida real”, afirma.

Ele aponta como desafios para o amplo uso investidores acreditarem no uso do metaverso para fins de saúde, e a dificuldade de algumas pessoas para se adaptarem a plataformas digitais. Para ele, porém o uso do metaverso na educação e saúde pode ser adiado, mas é inevitável.

Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Previous Article Metaverso pode contribuir com até 2,4% do PIB dos EUA até 2035, diz Meta
Next Article Walter Duenas Intervenções de saúde mental em refugiados e sobreviventes de conflitos armados: abordagens humanitárias 
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Rodrigo Balassiano
O impacto da ICVM 175 nas estratégias de fundos de cobertura locais: limitações e adaptações
Notícias
Pablo Said
Transformações no mercado imobiliário pós-pandemia: novos desejos, novas demandas e o futuro da moradia
Notícias
Game no Metaverso Ensina Educação Financeira e Premia Estudantes com até 80 Mil Reais
Notícias
Robson Gimenes Pontes
Como se preparar para atrair investimentos de Private Equity em 2025
Notícias

O Metaverso é o seu ponto de partida para explorar o futuro da internet. Aqui você encontra as últimas notícias, análises e tendências sobre realidade virtual, aumentada e o metaverso. Mergulhe em um universo de possibilidades e descubra como essa nova realidade está transformando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

Lawrence Aseba Tipo
Inclusão e acessibilidade: entenda como profissionais da saúde podem promover igualdade no atendimento
Notícias
Filipe Arges Cursage
Como a IA está transformando o desempenho dos óleos automotivos
Notícias
Diário Metaverso - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?