Conhecer bem o público do seu negócio é, para a renomada empresária Cristina Mosolf, uma das estratégias de marketing mais importantes para alavancar uma empresa e garantir resultados realmente assertivos e eficazes. Afinal, é através das valiosas informações de público que se pode traçar outras estratégias e técnicas em busca do sucesso.
Por esse motivo, Cristina Mosolf comenta que uma das melhores, entre tantas estratégias para isso, é a chamada Segmentação de Mercado. Sendo assim, se você quer saber o que é e diversos outros fatos sobre esse conceito, não deixe de ler este artigo até o final, pois, a convite de nossa redação, a empresária explica tudo aquilo que você precisa saber.
Entendendo o conceito
Em primeiro lugar, a renomada Cristina Mosolf explica que a Segmentação nada mais é que um processo de divisão de grupos grandes em grupos pequenos, no que cerne ao seu público, é claro. Em outras palavras, a empresária explica que trata-se da divisão do seu público em públicos menores, de modo que sejam semelhantes entre si, mas com especificidades.
Tipos de segmentação
Dessa forma, a empresária comenta que há três divisões principais dentro da estratégia de Segmentação de Mercado. Essas, por sua vez, são as mais comuns dentre as estratégias adotadas pelo marketing de uma empresa, por isso Cristina Mosolf julga extremamente importante conhecê-las. Confira!
Demográfica
A divisão demográfica se refere a separação dos indivíduos com características comuns entre si, como a idade, gênero, profissão, estado civil, escolaridade e dados afins. Para Cristina Mosolf, dentre as três principais, essa é a mais usada pelas empresas por abarcar informações significativas do público.
Psicológica
Ademais, outra divisão realizada dentro da Segmentação de Mercado é a divisão psicológica. Em outras palavras, a empresária Cristina Mosolf explica que trata-se dos aspectos internos dos indivíduos, isto é, psicológicos, como a forma de pensamento, interesse, valores e objetivos de vida.
Comportamental
Por fim, mas não menos importante, a renomada Cristina Mosolf explica que a outra principal divisão é a comportamental, que consiste no agrupamento de informações que cerne o comportamento de consumo, no geral, no público. Isto é, a divisão comportamental trata leva em consideração aspectos qualitativos e subjetivos dos clientes.