Virada Cultural SP terá edição no metaverso que pode custar R$ 10 milhões
A edição 2023 da Virada Cultural de São Paulo também terá uma versão realizada no metaverso, de acordo com as informações divulgadas pela prefeitura da capital paulista na última semana. O evento está programado para acontecer entre os dias 27 e 28 de maio.
Conforme o edital divulgado pela Secretaria Municipal de Cultura, a 1ª edição da “Virada Cultural do Metaverso – 2023” terá 24 horas de programação cultural, tecnológica e inovadora. O objetivo é promover a convivência harmônica em espaços públicos e digitais, incentivando as pessoas a se relacionarem de forma criativa com a cidade.
A gestão municipal explica que as ações promovidas por meio da plataforma também buscam “ampliar o debate sobre novas possibilidades de interação entre os cidadãos e os mundos real e virtual”. O evento será gerenciado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) vencedora do edital de chamamento público da secretaria.
O documento prevê a disponibilidade de um orçamento de R$ 10,1 milhões para a organização da Virada do Metaverso. A OSC vencedora deverá promover atividades artísticas, música, dança, gastronomia e manifestações populares e espontâneas, englobando diferentes culturas.
Inscrições abertas
As OSCs interessadas em realizar o evento que terá 24 horas de produção cultural e tecnológica nos espaços públicos digitais podem enviar suas propostas até 22 de abril. Mas é necessário prestar atenção aos requisitos, que incluem a elaboração de um plano operacional contemplando todas as etapas de produção e execução da iniciativa.
Também há exigências em relação à plataforma, que deve ter capacidade para receber o público “sem restrições geográficas, sociais e etárias”. A prefeitura menciona ainda a necessidade de transmissão dos conteúdos ao vivo por meio de canais de streaming relevantes.
Todas as informações sobre os requisitos e as inscrições para a Virada Cultural do Metaverso 2023 estão disponíveis no edital.