Saiba quais são os principais erros utilizando cartões de crédito
O empresário Marcio Alaor de Araujo é um renomado empreendedor, executivo e especialista em finanças. Por isso detendo um extenso conhecimento em relação ao mercado financeiro e, sobretudo, na área de finanças, convidamos Marcio Alaor de Araujo para elencar os maiores erros ao se utilizar o cartão de crédito. Por isso, se você deseja sair do vermelho e tornar-se uma pessoa organizada financeiramente, confira o texto abaixo.
O cartão de crédito não é um vilão como muitos imaginam, não se você souber usá-lo. O empresário Marcio Alaor de Araujo enfatiza a importância de saber utilizar o cartão de crédito, como para compras de valor alto e que possui cashback, investimentos em educação, como o pagamento de cursos etc. Entretanto, se você utilizar o cartão de crédito e entrar em um looping de dívidas numa bola de neve, esse comportamento trará consequências sérias à sua saúde financeira e até mental como consequência.
Desse modo, o melhor é fugir de riscos e saber utilizar o cartão de crédito de maneira assertiva. Por isso, confira os maiores erros ao utilizá-lo e fuja deles. Marcio Alaor de Araujo elenca os principais erros ao se utilizar o cartão de crédito. Confira a lista abaixo:
Contar com o limite do cartao de credito como parte da renda mensal
Esse é o principal erro e um dos mais graves, segundo Marcio Alaor de Araujo, pois é como se você contasse com um dinheiro que não possui e, realmente, não possui. Desse modo, ao fazer contas e elaborar listas de compras, não pense no limite do cartão e sim nas suas fontes de renda, como trabalho, freelancer etc.
Utilizar inúmeros cartões de crédito
Ter vários cartões de crédito pode ser um erro terrível, conta o empresário Marcio Alaor de Araujo, pois as chances de criar um descontrole, utilizar inúmeros cartões, esquecer faturas, dentre outros, são grandes. Por isso, pesquise e ache um cartão de crédito que ofereça benefícios e que não possui anuidade e o utilize.
Pagar o mínimo da fatura
Você sabia que pagar o mínimo da fatura lhe faz pagar um valor maior no final? Muitas pessoas endividadas e dentro de um ciclo vicioso de parcelamentos acabam pagando o mínimo da fatura. O empresário Marcio Alaor de Araujo indica enxugar ao máximo os custos fixos para quitar os parcelamentos o mais depressa possível, uma vez que pagar o mínimo da fatura faz com que o cliente pague taxas e encargos com juros altíssimos.
Além disso, emprestar o seu cartão de crédito para outras pessoas, perder o controle de faturas e parcelamentos, bem como o descontrole nos inúmeros cartões que possui, não saber com o que gastou e não acompanhar o extrato da fatura são erros graves em relação ao uso do cartão de crédito. Marcio Alaor de Araujo indica se organizar, não comprar nada por impulso e economizar sempre que possível.