Tudo o que você precisa saber sobre microcrédito: o que é e como funciona
Para Marcio Alaor de Araujo, uma das melhores linhas de crédito do mercado é o microcrédito, que apresenta diversas vantagens para um empreendedor, seja na hora de abrir seu negócio, seja na hora de expandi-lo. Uma das maiores vantagens dessa modalidade de empréstimo se dá graças às menores taxações e burocracias, de modo que facilite a vida do microempresário ou pessoa física que tende a se tornar um.
Para quem não sabe, essa opção já foi criada pensando na democratização de crédito para pequenos e microempreendedores, uma vez que os mesmos tendem a ser baixa renda. Na prática, segundo Marcio Alaor de Araujo, é uma forma de capacitar financeiramente pequenas empresas, a fim de que o crescimento econômico ganhe mais espaço na região.
O que é microcrédito?
Marcio Alaor de Araujo explica, dessa forma, que o microcrédito é um empréstimo de pequeno valor, destinado a pequenos empreendedores formais, os quais, por sua vez, têm mais dificuldades quando o assunto é conseguir um empréstimo tradicional. Uma grande vantagem para o empreendedor, mas a empresa pode conseguir a liberação de até R $20.000, o que é ótimo para quitar dívidas, comprar ou dar entrada no aluguel de um imóvel, ou, ainda, expandir seu espaço.
Contratação: avaliando as condições
Para conseguir a aprovação dessa linha de crédito, Marcio Alaor de Araujo explica que o BNDES, órgão que regulamenta tal empréstimo, estabelece algumas regras, como não ter grandes rendimentos, limitando-se a, no máximo, R$ 30.000,00 por mês, por exemplo. Além disso, o valor deve ser usado para fins específicos, como a aquisição de matéria prima, máquinas, equipamentos e afins.
Mas afinal, como contratar essa linha de crédito?
Visto tudo isso, Marcio Alaor de Araujo comenta que contratar essa linha de crédito não é um problema, pois é extremamente fácil e tranquilo: após verificar se você se encaixa em todos os critérios aqui mencionados, é hora de escolher a instituição financeira de sua preferência. Desse modo, para ser liberada a linha de crédito, o empreendedor
será analisado socioeconomicamente.