Quando surgiu o automobilismo? Joni Ricardo Fernandes Duarte relata o início desse esporte
Você sabia que a prática do automobilismo é praticamente tão antiga quanto o surgimento do carro? O empresário e entusiasta do automobilismo Joni Ricardo Fernandes Duarte entende que esse esporte tem como princípio básico a competição de velocidade utilizando automóveis. Hoje, uma prática tão consagrada e que proporcionou grandes nomes começou em 1894.
Assim que houve a evolução dos carros a vapor, que ganharam muito mais potência com a criação dos motores de combustão interna, começaram a crescer as incidências de corridas de rua nos Estados Unidos e na Europa. Registros informais indicam que as disputas de rua ocorreram antes da virada do século XX, com rotas mais notáveis presentes na Europa, entre as cidades de Paris-Rouen-Bordeaux, e outras em Chicago, nos EUA.
Segundo o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, as primeiras “rachas” ocorreram em 1894 na França, com uma primeira competição “teste” de rua batizada de Concours des Voitures sans Chevaux (Competição de Carros sem Cavalos) organizada pela revista parisiense Le Petit Journal.
As primeiras corridas de automobilismo
O empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte explica que corrida organizada pela revista parisiense contava com um total de 69 participantes e uma prova que consistia, inicialmente, em um percurso total de 50 km, dos quais os 25 mais velozes seguiram para a próxima etapa de 127 km. Na última etapa da corrida, o conde Jules-Albert de Dion fez o trajeto da cidade em primeiro lugar, em aproximadamente 6 horas e 48 minutos, em velocidade média de 19 km/h.
No entanto, sua vitória foi desconsiderada ao ser constatada a presença de um acessório no maquinário do carro proibido na corrida. Assim, o troféu foi passado para o segundo colocado da competição, Georges Lemaître. No ano seguinte, 1895, aconteceu de forma oficial a primeira corrida com percurso entre as cidades de Paris e Bordeaux, em um total de 1.178 km. Já nos Estados Unidos, a primeira corrida que se tem registro é a de 1895, em que Frank Duryea venceu ao percorrer 88 km em 10 horas e 23 minutos.
No parecer do empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, a popularidade das corridas de rua proporcionou a criação do Clube Automóvel da França, responsável por dar início às competições internacionais que conectavam países europeus. Contudo, após diversas mortes provocadas pelas corridas, o esporte migrou para os hipódromos até que, em 1903, construiu-se o primeiro autódromo do mundo, o Milwaukee Mile, nos Estados Unidos.
Depois desse, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte comenta que muitos outros circuitos foram construídos, como os autódromos de Brooklands na Inglaterra em 1907; Indianapolis Motor Speedway nos Estados Unidos em 1909; Spa-Francorchamps na Bélgica em 1922 e o Circuit de la Sarthe na França em 1923.