Imagem profissional do advogado: dicas de gestão para alavancar a sua carreira
Investir no desenvolvimento de sua marca profissional é muito mais do que uma questão estética. No parecer do advogado criminalista José Pedro Said Júnior, especialista que atua há cerca de 30 anos na área, a decisão de cuidar da imagem profissional é uma estratégia a fim de se posicionar e se destacar no mercado jurídico.
Afinal, você já percebeu que os advogados que mais se destacam no mercado são aqueles que constroem uma reputação exemplar, divulgam sua identidade e transmitem credibilidade aos clientes? Mesmo assim, muitos são os profissionais da área que ainda não sabem como aplicar atividades e condutas para zelar pela imagem profissional.
Quer saber como construir uma imagem profissional de sucesso? Então, confira, a seguir, algumas dicas de gestão para aplicar:
Construção por meio do autoconhecimento
O advogado criminalista José Pedro Said Júnior considera que, para construir uma imagem sólida no mercado, é fundamental conhecer suas características e habilidades que mais te valorizam, quais podem ser trabalhadas e quais melhorar. Ao constatar esses fatos, é possível criar uma identidade mais personalizada e atraente. Para alcançar essa compreensão de quem é, é preciso apostar no autoconhecimento como ferramenta que auxiliará no parecer de todos esses aspectos.
Uso das redes sociais
Por ser uma profissão tradicional, o advogado deve se atentar ao uso e posicionamento nas redes sociais. O advogado criminalista José Pedro Said Júnior acredita que, com os limites cada vez mais estreitos entre vida pessoal e profissional, é preciso ter cuidado ao utilizar as redes ao seu favor, se atentando sempre aos filtros de privacidade. Afinal, seu comportamento é ligado diretamente à percepção pessoal e profissional que clientes em potencial terão de você.
Apostar no Networking
Ter quem indique é essencial para prospectar clientes e construir uma imagem no mercado. Assim, na ótica do advogado criminalista José Pedro Said Júnior, o profissional sempre deve realizar a manutenção de sua rede de contatos, mantendo sua presença na agenda dos bons parceiros e apostando em profissionais de áreas complementares para fomentar a indicação mútua de clientes entre vocês.
Identidade visual marcante
Ao visualizar sua imagem física, ela exala o profissional que você almeja ser? Esse questionamento é fundamental para a construção de uma identidade visual que transpareça a imagem do profissional que quer se posicionar no mercado. Aplique o exercício de refletir sobre sua imagem para explorá-la de diferentes formas efetivas no campo profissional.
Código de Ética da OAB
Por fim, o advogado criminalista José Pedro Said Júnior acredita que todo advogado de destaque é aquele que, independe das estratégias de marketing profissional, conhece e sabe respeitar os limites e condutas estabelecidos no Código de Ética da OAB. Por isso, tenha sempre bom senso e se atente às regras, esses são fatores decisivos para o perfil de um advogado completo.